Este blog está em construção, ajude-nos dando suas sugestões e opiniões.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ANÚNCIO OFICIAL: novo Vigário Episcopal para o Vicariato de Silvânia

Dom Washington Cruz e Monsenhor Daniel Lagni

            Ontem, 21 de fevereiro, durante Encontro de Formação para Secretárias (os) Paroquiais, foi feito o anúncio oficial de que Monsenhor Daniel Lagni, Pároco em Vianópolis, será o novo Vigário Episcopal para o Vicariato de Silvânia.
            Já haviam diversas notícias sobre essa nomeação, mas nenhuma oficial. Ontem à tarde, em uma breve passagem pelo Encontro, Dom Waldemar Passini, que também é o novo Vigário Episcopal do Vicariato de Cultura, Educação e Comunicação, fez esse anúncio.
            Ainda no dia de ontem, Monsenhor Daniel fez uma visita à Paróquia de Silvânia e à sede do Vicariato. Na sexta-feira, dia 25, às 10h, acontecerá uma reunião do novo Vigário Episcopal, Monsenhor Daniel Lagni; o pároco em Silvânia, Padre Jovandir Batista; e a Secretária do Vicariato, Roberta Estefânia.
            Acolhemos Monsenhor Daniel Lagni e desejamos à ele um feliz trabalho frente ao nosso Vicariato.

MONSENHOR DANIEL LAGNI
Monsenhor Daniel Lagni, nascido no município de PARAÍ-RS, em 16/02/1953, filhos do Sr. Difendi Ernesto Lagni e Srª Maria Butelli Lagni. Fez seus estudos do ensino básico em sua terra natal e o ensino médio no Seminário São José, em Veranópolis – RS, dos Freis Capuchinhos.
Em 1974, transfere-se para Campo Grande – MS, onde frequenta a Universidade Salesiana, sendo ali bacharelado em Filosofia e Pedagogia. Entre os anos de 1978 a 1981, frequenta a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, concluindo o Curso de Teologia. Foi ordenado Sacerdote no dia 13 de dezembro de 1981, na cidade de Sidrolândia – MS.
 Em 1984, transfere-se para Goiânia – GO, onde exerce vários serviços pastorais e educacionais. De 1988 a 1994, mora em Vianópolis, como Administrador Paroquial. Entre os anos de 94 a 96, frequenta a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma – Itália, onde conclui seu mestrado em Teologia Dogmática. De retorno ao Brasil, assume a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Goiânia, sendo também professor de Teologia Dogmática no Seminário Maior Santa Cruz da Arquidiocese de Goiânia e Professor concursado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É nomeado por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, então Arcebispo Metropolitano de Goiânia, como Coordenador de Pastoral da Arquidiocese.
No dia 03 de Outubro de 1999, é Nomeado pelo Vaticano, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias e transfere-se para Brasília, onde exerce esta mesma função por 11 anos. Período este em que, em função do seu trabalho, viajou pelo mundo todo, visitando e apoiando os missionários brasileiros que trabalham em outros países e continentes. Por 6 anos foi Coordenador e representante  dos Diretores das Obras Missionárias das Américas, junto a Congregação para a Evangelização dos Povos , em Roma.
Atualmente ainda é membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano. Em fevereiro de 2011, é transferido para a Paróquia São José, em Vianópolis – GO, onde assume o serviço de Pároco, sendo também nomeado pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de Goiânia Dom Washington Cruz, ecônomo da Arquidiocese de Goiânia e Vigário Episcopal para o Vicariato de Silvânia.