Este blog está em construção, ajude-nos dando suas sugestões e opiniões.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nota de falecimento : Monsenhor Victor Arantes Vieira

Faleceu esta manhã, às 7h, em São Paulo – SP, o  Monsenhor Victor Arantes Vieira. Seu corpo será velado em Boa Esperança – MG, na Basílica Nossa Senhora das Dores, onde ele foi pároco por cerca de 40 anos, e onde ultimamente residia. O sepultamento ocorrerá, amanhã, em Três Corações – MG, sua terra natal, às 14h, com celebração das exéquias na Matriz da Sagrada Família.

Nascido em 30 de outubro de 1928, Mons. Vitor contava 82 anos de idade e 57 anos de sacerdócio, uma vez que recebera a ordenação sacerdotal aos 06 de dezembro de 1953, na Matriz da Sagrada Família, em Três Corações – MG. Era filho de José Peixoto Arantes e Leontina Arantes Vieira.

Monsenhor Vitor entrou para o seminário aos 12 anos. Estudou filosofia e teologia no Seminário Maior de Mariana – MG. Foi ordenado diáconos em 21 de novembro de 1953.

Trabalhou na arquidiocese de Goiânia – GO, especialmente nas cidades de Itaberaí – GO e Itauçú – GO. Voltou para a Diocese da Campanha – MG para cuidar da mãe, já adoentada e de idade avançada. Tinha apenas uma irmã e outros três irmãos, todos sacerdotes.

  Fonte: Diocese de Campanha – MG

Arquidiocese celebra Nossa Senhora Auxiliadora


Até o dia 24 de maio, o calendário da Arquidiocese de Goiânia estará recheado de celebrações, novenas, reverências e homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora. O ponto alto ocorre dia 24 de maio (terça-feira), às 9 horas, na Catedral Metropolitana, quando o arcebispo Dom Washington Cruz celebrará missa solene em louvor à padroeira da capital, na Catedral Metropolitana.
Na Arquidiocese há quatro paróquias consagradas a Nossa Senhora Auxiliadora: duas em Goiânia, – a tem a Catedral como matriz, e a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste – em Senador Canedo e em Leopoldo de Bulhões. Em todas, já se iniciaram desde ontem (domingo) as tradicionais novenas, que seguem até dia 23. No dia 24, todas celebram a festa.

Na Catedral haverá missa todos os dias, às 6h40, ao meio-dia e às 19 horas. Após esta última missa, será realizada a novena. Às 15 horas, a comunidade reza o terço, com bênção do Santíssimo e oferta de rosas a Nossa Senhora. No encerramento da novena, haverá missa na Catedral, às 19 horas, e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, preparada pela Infância Missionária e pela catequese. O gesto concreto da festa deste ano é a arrecadação de cobertores para pessoas carentes. Em 21 e 22 de maio haverá festa social após a missa.

Mais celebrações
Na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, realiza novena em louvor a padroeira entre os dias 15 e 24 de maio, às 19h30. E de 16 a 24 de maio, após a novena, festa social, com quermesse. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila Nova, comandada pelos padres salesianos – cuja congregação tem Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira – realiza tríduo de oração, entre os dias 18 e 20 de maio, às 19h15. No dia 24, haverá missa às 18 horas, com procissão, seguida de festa social com apresentação musical.

Senador Canedo festeja a padroeira da cidade rezando juntamente com a comunidade, todos os dias, o terço mariano, às 19 horas, com missa e novena às 19h30. Em Silvânia, a comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim também comemora Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação salesiana, à qual pertencem os padres que administram a paróquia. No dia 24 haverá missa às 7h30 e coroação no Instituto Auxiliadora; às 8 horas, celebração eucarística no Ginásio Anchieta e às 19h missa na Matriz do Rosário. 

História
Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade e, posteriormente da Arquidiocese, pelo fato de ser a primeira Igreja de Goiânia. A Catedral Metropolitana foi dedicada a Maria, sob esse título, em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, salesiano, que apoiou a ideia de ter a "Virgem de Dom Bosco" como padroeira da Igreja particular da nova capital. Ao ser criada a Arquidiocese de Goiânia, em 1956, Nossa Senhora Auxiliadora foi designada como padroeira principal. 

 
 FONTE: Arquidiocese de Goiânis

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Papa escolhe o tema da Jornada Mundial da Paz de 2012

O papa Bento XVI anunciou hoje, 19, o tema para a celebração da próxima Jornada Mundial da Paz, a ser realizada em primeiro de janeiro de 2012. A Jornada, que estará na sua edição de número 45, será guiada pela temática “Educar os Jovens à Justiça e à Paz”.

Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano. Promover essa ideia é um dos objetivos do evento, levando em consideração que é um dever das atuais gerações dar condições às futuras para que construam um “mundo novo”, baseado nesses valores.

Segundo comunicado da Santa Sé para essa Jornada, os responsáveis públicos são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional. E que assim seja possível construir a civilidade do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres.

O tema escolhido por Bento XVI insere-se no contexto da “pedagogia da paz”, delineada por João Paulo II: em 1985, com “a paz e os jovens caminham juntos”; em 1979, com “para chegar à paz, educar à paz”; e, em 2004, “um empenho sempre atual: educar para a paz”.

 FONTE: CNBB

Agora apenas on-line, sai nova edição do jornal Brasil Central

A partir de maio, o jornal Brasil Central terá apenas versão on-line, à exceção do Caderno i – suplemento de Igreja –, que continuará sendo impresso, com tiragem de 20 mil exemplares. Veja os principais destaques da edição deste mês:
  • Reforma política – Emperrada há tempos no Congresso, uma das mudanças mais necessárias e aguardadas pela sociedade brasileira pode enfim dar passos reais. Saiba quais são os principais pontos da reforma que merecem atenção da opinião pública.
  • Estresse no trânsito – Cresce a violência no trânsito, o que traumatiza e adoece pessoas. Dados de pesquisa mostram que a insensatez nas ruas e rodovias aumentou o número de acidentes com morte em 750% – no caso das motos –, no período de 10 anos.
  • Casamento com tranquilidade – Como preparar um dos eventos-chave da história pessoal? A reportagem traz ótimas dicas para celebrar o casamento com a solenidade que o momento merece, mas sem maiores gastos e estresse.
  • Apartamento em obras – Uma hora será preciso reformar o apartamento. Só que, ao contrário de uma casa, nesse caso as regras são bem mais rigorosas. Além das normas a seguir, é preciso ter respeito e educação, além de uma política de boa vizinhança.
  • Boliche em alta – Goiânia recebe novas casas para a prática de boliche. A fórmula, agora, é unir esse tipo de lazer a outras atrações no mesmo espaço, tais como serviço de barzinho e café.
  • Caderno iSínodo no ano da Caridade – Depois da Palavra e da Liturgia, comissões das paróquias discutem este ano a Caridade, na preparação para o Sínodo Arquidiocesano. Carta pastoral de Dom Washington servirá de base para discussões nas paróquias.
 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

terça-feira, 17 de maio de 2011

Programação da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira de Goiânia

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, convida todos os fiéis para participarem da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. A missa ocorre no dia 24 de maio, às 9 horas da manhã, na Catedral Metropolitana.
  
Mais celebrações
A Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, realiza novena em louvor a padroeira entre os dias 15 e 24 de maio, às 19h30. E de 16 a 24 de maio, após a novena, festa social, com quermesse.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Vila Nova, comandada pelos padres salesianos, realiza tríduo de oração, entre os dias 18 e 20 de maio, às 19h15. E no dia 24 missa às 18 horas, com procissão; logo após a celebração festa social com apresentação musical.

Senador Canedo festeja a padroeira da cidade rezando juntamente com a comunidade o terço mariano, todos os dias, às 19 horas; missa e novena às 19h30.

Em Silvânia, a comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, também comemora Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação salesiana, à qual pertencem os padres que administram a paróquia. No dia 24 haverá missa às 7h30 e coroação no Instituto Auxiliadora; às 8h celebração eucarística no Ginásio Anchieta e às 19h missa na Matriz do Rosário. Acompanhe a novena todos os dias, às 18 horas, pela Rádio Rio Vermelho.

História
Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade e, posteriormente da Arquidiocese, pelo fato de ser a primeira Igreja de Goiânia. A Catedral Metropolitana foi dedicada a Maria, sob esse título, em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, salesiano, que apoiou a ideia de ter a "Virgem de Dom Bosco" como padroeira da Igreja particular da nova capital. Ao ser criada a Arquidiocese de Goiânia, em 1956, Nossa Senhora Auxiliadora foi designada como padroeira principal.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia


A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral) realiza missa todos os dias, às 6h40, 12h e 19h. Após a missa das 19h é realizada a novena. Às 15h a comunidade reza o terço, com benção do Santíssimo e oferta de rosas a Nossa Senhora. No encerramento da novena, haverá missa na Catedral às 19h e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, preparada pela Infância Missionária e pela catequese. O gesto concreto da festa deste ano é a arrecadação de cobertores para os (as) irmãos (ãs) carentes. Nos dias 21 e 22 de maio haverá festa social após a missa.