Este blog está em construção, ajude-nos dando suas sugestões e opiniões.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Arquidiocese celebra Nossa Senhora Auxiliadora


Até o dia 24 de maio, o calendário da Arquidiocese de Goiânia estará recheado de celebrações, novenas, reverências e homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora. O ponto alto ocorre dia 24 de maio (terça-feira), às 9 horas, na Catedral Metropolitana, quando o arcebispo Dom Washington Cruz celebrará missa solene em louvor à padroeira da capital, na Catedral Metropolitana.
Na Arquidiocese há quatro paróquias consagradas a Nossa Senhora Auxiliadora: duas em Goiânia, – a tem a Catedral como matriz, e a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste – em Senador Canedo e em Leopoldo de Bulhões. Em todas, já se iniciaram desde ontem (domingo) as tradicionais novenas, que seguem até dia 23. No dia 24, todas celebram a festa.

Na Catedral haverá missa todos os dias, às 6h40, ao meio-dia e às 19 horas. Após esta última missa, será realizada a novena. Às 15 horas, a comunidade reza o terço, com bênção do Santíssimo e oferta de rosas a Nossa Senhora. No encerramento da novena, haverá missa na Catedral, às 19 horas, e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, preparada pela Infância Missionária e pela catequese. O gesto concreto da festa deste ano é a arrecadação de cobertores para pessoas carentes. Em 21 e 22 de maio haverá festa social após a missa.

Mais celebrações
Na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, realiza novena em louvor a padroeira entre os dias 15 e 24 de maio, às 19h30. E de 16 a 24 de maio, após a novena, festa social, com quermesse. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila Nova, comandada pelos padres salesianos – cuja congregação tem Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira – realiza tríduo de oração, entre os dias 18 e 20 de maio, às 19h15. No dia 24, haverá missa às 18 horas, com procissão, seguida de festa social com apresentação musical.

Senador Canedo festeja a padroeira da cidade rezando juntamente com a comunidade, todos os dias, o terço mariano, às 19 horas, com missa e novena às 19h30. Em Silvânia, a comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim também comemora Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação salesiana, à qual pertencem os padres que administram a paróquia. No dia 24 haverá missa às 7h30 e coroação no Instituto Auxiliadora; às 8 horas, celebração eucarística no Ginásio Anchieta e às 19h missa na Matriz do Rosário. 

História
Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade e, posteriormente da Arquidiocese, pelo fato de ser a primeira Igreja de Goiânia. A Catedral Metropolitana foi dedicada a Maria, sob esse título, em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, salesiano, que apoiou a ideia de ter a "Virgem de Dom Bosco" como padroeira da Igreja particular da nova capital. Ao ser criada a Arquidiocese de Goiânia, em 1956, Nossa Senhora Auxiliadora foi designada como padroeira principal. 

 
 FONTE: Arquidiocese de Goiânis

Nenhum comentário:

Postar um comentário