Este blog está em construção, ajude-nos dando suas sugestões e opiniões.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campanha do UNICEF prevê equidade e igualdade étnico-racial desde a infância


“Por uma infância sem racismo” é o lema da campanha nacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançada no dia 29 de dezembro, em Brasília-DF.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância. A campanha faz parte da celebração dos 60 anos de atuação do UNICEF no País.

Serão produzidas peças gráficas, entre elas um folheto institucional que propõe dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo e orientações sobre como identificar, evitar e combater atitudes e ações discriminatórias. Será divulgado também um vídeo do ator e embaixador do UNICEF no Brasil, Lázaro Ramos, que mostra a situação das crianças negras e indígenas brasileiras.

De acordo com o UNICEF, a discriminação racial não persiste apenas no cotidiano das crianças no Brasil. Ela reflete também nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos. O combate ao racismo, segundo o Fundo, implica valorizar as diferenças, promovendo a igualdade entre todas as crianças do Brasil.

Além das autoridades, o evento teve a participação de representantes de movimentos negros e indígenas e de adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal.

A campanha, que terá duração de um ano, poderá ser acompanhada pelo site www.infanciasemracismo.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário