Este blog está em construção, ajude-nos dando suas sugestões e opiniões.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reunião do Sínodo Arquidiocesano

Lembramos a você que é membro ex officio, agregado, delegado titular ou suplente da sua paróquia a participação na Reunião de Reflexão e Capacitação do Sínodo Arquidiocesano que acontecerá no dia 5 de novembro no Centro Pastoral Dom Fernando das 8h às 16h (início do credenciamento às 7h30.)

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Papa pediu fim das “barreiras arquitetônicas” para pessoas com deficiência

Bento XVI lançou apelo este domingo, 2, ao fim das "barreiras arquitetônicas" para pessoas com deficiência, saudando o compromisso de "instituições e associações de voluntários" empenhados nesta causa. O papa falava no Vaticano, saudando os peregrinos italianos reunidos para a reza da oração do Ângelus. Este encontro foi o primeiro desde que Bento XVI regressou, no sábado, da sua residência pontifícia de verão, em Castelo Gandolfo, nos arredores de Roma.
O papa aludiu ainda à celebração dos "Anjos da guarda", que apresentou como "ministros da solicitude divina por cada homem". "Do início à hora da morte, a vida humana está rodeada pela sua incessante proteção", indicou Bento XVI, que mencionou também "Nossa Senhora do Rosário, que neste primeiro domingo de outubro, no santuário italiano de Pompeia como também no mundo inteiro, acolhe a súplica que lhe é dirigida para que o mal seja derrotado e se revele em plenitude a bondade de Deus".
Na sua habitual catequese, o papa comentou a passagem do Evangelho lida nas igrejas de todo o mundo, nesse dia, uma parábola sobre vinhateiros homicidas que recusam e eliminam o filho do proprietário. "Deus entrega-se a si mesmo nas nossas mãos, aceita tornar-se insondável mistério de debilidade e manifesta a sua onipotência na fidelidade a um projeto de amor, que porém, no final, prevê também a punição para os malvados", declarou.
Bento XVI recordou a beatificação, neste domingo à tarde, em Ivrea, norte da Itália, de Antonia Maria Verna, fundadora das Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição, que viveu entre os séculos XVIII e XIX como "modelo de mulher consagrada e de educadora". Na saudação aos fiéis de língua francesa, o papa, recordando que estão a recomeçar as aulas nas Universidades, convidou os professores a "transmitir, através do ensino, o amor do saber e da verdade". "O saber é importante, mais ainda a formação da pessoa para discernir onde se encontra a verdade e fazer assim escolhas livres. Educai também os jovens nos autênticos valores morais e espirituais para os ajudar a encontrar um sentido para a sua vida", assinalou.

 FONTE: CNBB

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BOTE FÉ! - Cruz da JMJ vai à Cracolândia

POR CRISTIANE HENRIQUE

É noite, estamos no Centro de São Paulo – para ser mais exata, na Catedral da Sé, onde o ícone de Nossa Senhora e a cruz peregrina, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, ficaram durante todo o dia expostos para veneração dos fiéis.

Às 19 horas deu-se início a Via-Sacra, seguindo o seu itinerário. O cenário sugerido não é de muita beleza. Moradores de rua já começam a fazer parte da paisagem por onde passa a cruz, mas é ali o lugar escolhido para essa passagem, sem dúvida, foi a Divina Providência que nos guiou.
No Largo São Bento, padre Júlio Lancelotti convida os presentes a dizerem a seguinte frase: “ O irmão de rua é meu irmão”. E continua:  “A cruz é sinal de vida, ali Deus nos ama”. Em seguida, questiona-nos:  “ Sabe por que o diabo tem raiva da cruz? Porque ele não é capaz de amar”.

Durante a oração do terço, ouvimos um morador de rua que nos interpelava: “Faz uma foto minha, moro na rua mas sou gente…”

Como não ser questionada por tal informação?

Continuamos então nossa caminhada, deparando com aquela dura – e porque não dizer ‘cruel’ – realidade. Eram hotéis baratos usados para prostituição, mas sua clientela não era indiferente à passagem da cruz e do ícone da presença pura da Virgem Maria. Os olhares eram fixos para aqueles jovens que, com alegria, carregavam a cruz nos ombros.

De repente, fomos caminhando rumo a uma favela, a “Favela do Moinho”. Fomos interrompidos pela passagem de um trem que corta o lugar, os barracos ficam à margem dos trilhos, já eram 22h30. Aquela cena nos fez experimentar o desconforto de toda aquela situação que os moradores daquele local vivem de forma cotidiana.

Porém, num campo aberto da Favela do Moinho, uma prece foi feita com fervor por Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Auxiliar de SP, responsável pela região Centro, que como Pastor da Igreja de Cristo esteve presente em todo percurso.

Uma moradora do lugar nos falou em lágrimas: “Como pode Jesus vir aqui?” O local não tem saneamento básico e em boa parte da favela não há energia elétrica, o lixo nas ruas  sinaliza o abandono.
Saindo dali fomos em direção a um cenário de horror, a Cracolândia, na Estação da Luz. O encontro de nossa procissão com um comércio de crack a céu aberto foi impactante.

Ao chegarmos vimos roupas, frutas e peças de carro sendo expostas em mesas ou no chão para serem trocadas por pedras de crack. Expostas também estavam as pessoas presentes naquele lugar, umas deitadas no chão, delirantes, outras paradas olhando fixamente para algum lugar, com as pupilas dos olhos dilatadas.

Não avançamos por alguns minutos, era respeitoso da nossa parte entrar somente se fôssemos convidados. Porém, eis que surgem gritos: “Eles são da Igreja! Podem entrar!” Nesse instante a cruz foi erguida para que a dor e sofrimento de Cristo se unissem à dor e ao abandono daqueles filhos e filhas de Deus.
Algumas pessoas mesmo na ‘nóia’ vinham ao encontro dos sacerdotes pedindo a bênção e abraçando-os. Ali rezamos mais um mistério do Santo Terço e, aos poucos, levantava-se um grande clamor. Eis que a luz entra onde as trevas são evidentes. Uma experiência única, imagens que não saem da nossa cabeça, primeiramente pelo horror que nos causam. Como pode alguém viver assim? Mas também por vermos a beleza da ‘cruz’ que, em meio a tanto sofrimento, se deixa encontrar pelos mais pobres e excluídos. Uma lição de vida!

A Via-Sacra segue com os jovens expressando sua fé e alegria por poder levar esperança a tantos que não a têm.

O trajeto é encerrado às 23h10 com o ápice da fé: a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Ali a cruz fica até terça-feira, quando mais uma vez – como peregrina que é – continua seu caminho.

Cristiane Henrique – Produção Destrave

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cruz da Jornada Mundial da Juventude já tem data marcada para chegar à Arquidiocese de Goiânia

Já está confirmado pela Comissão Episcopal Patoral para a Juventude da CNBB. A data de chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora aqui na Arquidiocese de Goiânia será entre os dias 26 e 29 de maio de 2012. Dias de profunda manifestação de fé da juventude de nossa arquidiocese serão muito bem preparados pelo Setor Juventude e Vocação.

A recepção da Cruz da JMJ no Brasil será 18 de setembro de 2011 na cidade de São Paulo, iniciando oficialmente para todo o país o Programa de Preparação da JMJ Rio 2013.

 FONTE: ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Paróquia de Silvânia realiza Baile dos Pais

No último sábado, dia 20 de agosto, a Paróquia de Silvânia, através do Setor Juventude e ECC, realizou o Baile dos Pais.
O evento aconteceu no Ginásio Anchieta e foi bem avaliado pela equipe organizadora.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Padres residentes no Vicariato se reúnem em Silvânia

Hoje, dia 17 de agosto, das 10:00 às 11:30h, os Padres residentes no território do Vicariato Episcopal de Silvânia se reuniram no Salão Paroquial da Paróquia Salesiana Nosso Senhor do Bonfim, Silvânia.
Estavam presentes: Padre Emerval Antônio de Lima, Administrador Paroquial em Leopoldo de Bulhões; Padre José de Oliveira da Silva, Pároco em Bonfinópolis; Padre Valdison de Barros Braga, Administrador Paroquial em Bela Vista de Goiás e Cristianópolis; Padre Sérgio Ricardo Rezende, Pároco em Vianópolis; Padre Dídimo Pereira do Amaral, SDB, Vigário Paroquial em Silvânia; e Padre Jovandir Batista da Silva, SDB, Pároco em Silvânia e Vigário Episcopal para o Vicariato de Silvânia.
Após a reunião todos se dirigiram para a Rádio Rio Vermelho, onde cumprimentaram aos ouvintes do Programa “Giro da Notícia”.
            Para encerrar, houve um almoço no Ginásio Anchieta, residência dos Padres Salesianos em Silvânia.
            Esta é a primeira vez que os padres se reúnem neste ano de 2011. Até o ano de 2010 eles se reuniam com regularidade, de dois em dois meses, juntamente com os religiosos e religiosas residentes em nosso Vicariato.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Imagem do papa recebe bênção e sai em peregrinação por 80 paróquias

A imagem de João Paulo II, que irá compor memorial que está sendo construído em sua homenagem no Câmpus II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC de Goiás), iniciou hoje sua peregrinação por 80 paróquias de Goiânia e de 15 municípios do estado, que culminará em sua chegada, de volta à capital, no dia 15 de outubro, data em que se comemora os 20 anos da visita do papa e quando será inaugurado o Memorial João Paulo II.



A estátua, primeira do mundo em homenagem ao beato, esculpida na Itália, foi abençoada pelo arcebispo metropolitano, dom Washingtont Cruz, auxiliado pelo padre Rodrigo de Castro Ferreira e pelo frei Junio Cesar Roza, antes de sair em peregrinação no papamóvel. O veículo é o original que conduziu o papa em sua primeira visita ao Brasil, em 1980 e um dos últimos modelos abertos usados por João Paulo II, antes de sofrer um atentado no ano seguinte, na Praça São Paulo, em Roma.


A celebração foi realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista, na Praça Universitária, com a presença de religiosos, do reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado e sua esposa Suely Amado, da vice-reitora, Olga Ronchi, dos pró-reitores e chefe de gabinete, diretores de departamento, coordenadores de curso, professores e funcionários. Da paróquia, a imagem seguiu para o Seminário São João Maria Vianney, onde será comemorado o Dia do Padre. A peregrinação também integra a programação do Ano Vocacional.

Bênção
Durante a bênção à estátua de João Paulo II, dom Washington Cruz destacou a figura do papa, a quem definiu como uma pessoa extraordinária, homem que sabia falar e se comunicar com multidões, sacerdote exemplar. “Era um homem fiel às suas origens, aos seus ideais, à Palavra de Deus, à Igreja que servia e às necessidades do mundo”, acrescentou. O religioso ainda lembrou que João Paulo II era um missionário, um pastor universal, que entendeu o seu papel no mundo moderno e foi até o povo. “Ele não levava simplesmente a sua pessoa, mas também Jesus Cristo. Serve de exemplo para toda a humanidade”, resumiu.


A imagem de João Paulo II, que fará peregrinação por 2 meses até ser colocado no memorial, será exposta para veneração da comunidade, nas paróquias por onde passar. “A presença espiritual de João Paulo II vai despertar muitas vocações, sobretudo para o sacerdócio”, disse.

Memorial
Além da estátua, o memorial será composto pelo altar que recebeu o papa em sua visita a Goiânia, que estava no estacionamento do Estádio Serra Dourada e foi transferido para o local, onde está sendo totalmente restaurado, e relíquias usadas por João Paulo II em sua passagem pela capital de Goiás: a cátedra, um solidéu e uma cruz peitoral. A estátua, feita em resina e que tem dois metros de altura, retrata o papa, beatificado no dia 1º de maio deste ano, na época em que esteve em Goiânia, em 1991. Na imagem, João Paulo II segura uma réplica do cajado usado por ele durante seu papado, herdado dos seus antecessores João Paulo I e Paulo VI.


O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, destacou que o memorial faz uma recuperação histórica de um símbolo para o povo goiano. Em 1991, cerca de 250 mil pessoas se reuniram no estacionamento do Estádio Serra Dourada para ver o então papa. “É uma justa comemoração”, disse. O reitor lembrou que o papamóvel foi cedido pela Arquidiocese de Brasília, onde foi preservado.

 Fonte: PUC

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vigília de Oração para Jovens

A arquidiocese de Goiânia vai promover nos dias 20 e 21 de agosto, uma vigília de oração para reunir os jovens que não tiveram a oportunidade de ir para a Jornada mundial da Juventude em Madri, que será realizada nos dias 16 a 21 de agosto. Segue abaixo, um convite do Setor Juventude e Vocação da Arquidiocese:


Querido jovem,


Um grupo de jovens que representa a Arquidiocese de Goiânia  estará reunido com o Santo Padre em Madrid, junto com a juventude do mundo inteiro,  na noite do dia 20 para 21 de agosto. Queremos nos unir espiritualmente, e também concretamente a eles numa Vigília de oração, celebrando a Santa Missa e escutando as palavras do Santo Padre.
Por isso, o convidamos a participar da Vigília de oração que terá início às 20h e terminará às 8h, no Centro pastoral Dom Fernando. Faça sua inscrição no valor de 10 reais, na Coordenação Pastoral até o dia 18 de agosto ( o valor é para cobrir os lanches e as despesas com o ambiente que nos acolhe). 
Esperamos você e seus amigos para nos enraizar em Cristo, edificar sua Igreja e fortalecer nossa fé!

Pe. Warlen Maxwell Silva Reis
Setor Juventude - Arquidiocese de Goiânia

Mais informações: 3223 0758

Vaticano aceita pedido de beatificação de religiosa mineira

      A Congregação para a Causa do Santos aceitou nesta semana o pedido do município de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, para o início do processo de beatificação de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. A religiosa, foi responsável pela fundação do Carmelo São José, em que viveu enclausurada por 43 anos.Com a aceitação do Vaticano, a religiosa se torna a segunda do município mineiro e a quinta da região do Sul de Minas a poder se tornar beata.
     Antes de Madre Tereza, a Congregação para as Causas do Santos consentiu a abertura do processo para o Padre Vítor, de Três Pontas; Monsenhor Alderije, de Santa Rita de Caldas; Nhá Chica, de Baependi; e da irmã Carmelita, Madre Maria Imaculada, de Pouso Alegre.
     Nascida Maria Luisa Resende Marques, Madre Tereza Margarida abraçou a vida religiosa aos 21 anos quando entrou na Congregação das Carmelitas. Em 1962, fundou o Carmelo de São José, no município mineiro de Três Pontas.
     Madre Tereza faleceu em 2005 e seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Três Pontas. No momento, uma capela está sendo construída para abrigar os restos mortais da religiosa.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bento XVI anuncia novas nomeações para o Brasil .

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, dom Manoel dos Reis de Farias novo bispo da diocese de Petrolina (PE), transferindo-o da diocese de Patos, na Paraíba. Ele sucede a dom Paulo Cardoso da Silva, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por limite de idade, conforme o Cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
Bento XVI nomeou também o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 44, bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, na Bahia.  Ele é reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, da diocese de Petrópolis (RJ).

Dom Manoel
     O novo bispo de Petrolina, dom Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2011, foi nomeado bispo da diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano. Tem especialização em Direito Canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”.

Mons. Gilson
     Nascido no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1966, mons. Gilson foi ordenado padre em 4 de agosto de 1991. Cursou filosofia  no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, e teologia na Universidade de Navarra, na Espanha, tendo sido aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (Pamplona, Espanha).
     Com mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade della Santa Croce, em Roma, mons. Gilson foi vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, de Petrópolis; vigário paroquial da paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis; professor no Seminário e na Universidade Católica de Petrópolis; diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis.
     Atualmente, mons. Gilson é reitor do Seminário, membro do Conselho Pastoral Diocesano, do Colégio de Consultores e da Equipe de Coordenaçaõ Diocesana do Planto Pastoral de Conjunto e da Missão Popular, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP).
     Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, mons. Gilson será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10h, na catedral de Petrópolis. Sua chegada a Salvador será no dia 8 de outubro.

 FONTE: CNBB

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma vida pelo Reino: eis o que celebramos!

Quando comecei a andar teus passos,
Eu jamais imaginava seguir por tais caminhos!...
Aos poucos, nosso amor criou seus laços,
Seduziste-me, Senhor, me encheste de carinhos
. (Miria T. Kolling)

Como bem sabemos, quarenta anos não são quarenta dias. Ainda mais raro é o motivo de nossa celebração: quarenta anos de dedicação à causa do Reino de Deus, ao serviço do próximo e ao testemunho do evangelho. Quarenta anos desde o compromisso firmado: de Itabunda, na Bahia, no ido ano de 1971, a Goiânia, em Goiás, neste ano de 2011. Quantas aventuras nesse entretempo! Um longo caminho de desafios e conquistas, sempre repleto da graça do Senhor. Graça destinada como dádiva gratuita de um Deus que nos ama e quer que sejamos, no coração do mundo, o sinal de seu amor. É esse o combustível que impulsiona o discípulo de Cristo rumo à plena realização de sua vocação, a vocação de amar sem medidas. É amor que move montanhas, transporta corações, muda destinos e constrói a esperança de um povo, o povo escolhido e eleito, desde a eternidade, para receber os incontáveis benefícios do amor do Criador; amor exemplificado no testemunho de seu ministro: o sacerdote, o profeta, o pastor.

Quarenta anos de sacerdócio devem, portanto, ser celebrados com júbilo e festa. “A Ti, ó Deus, louvamos”, pois em nós tuas maravilhas se concretizaram e deram frutos. Rendemos graças pelos quarenta anos de ministério sacerdotal de nosso pastor, Dom Washington Cruz, em cujo testemunho de vida encontramos os traços do autêntico apostolado. Lançada no coração de um menino, a semente prosperou e deu frutos. Frutos que hoje se colhem na maturidade de um homem, o sacerdote de Cristo, o defensor da fé apostólica e o guia das ovelhas, por cuja presença nos relacionamos com Aquele que É, que Era e que Vem, o Angélico e Bom Pastor. Os temores do menino seminarista de Itabuna se mudaram em força nova e vigor de quem não desanima frente às adversidades que a vida lhe impõe. De outro modo, a coragem e o ânimo do jovem padre baiano continuam como antes, agora, porém, acrescidos da sabedoria e do discernimento que somente a experiência da vida pode conceder. Nosso pastor e mestre, companheiro e amigo. Antes de tudo: sacerdote por amor!

Lembrando as palavras do memorável Santo Cura D’Ars, “se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força? O padre”. É este o mesmo padre que no cotidiano da comunidade, na proximidade de seus desafios e urgências, torna-se o Cristo em carne e osso. Oxalá que tão belo exemplo de fidelidade e dedicação à proposta evangélica sirva de impulso para os tantos outros presbíteros de nossa Igreja, que, no anonimato de suas vidas, dedicam-se incansavelmente a este mesmo e único propósito, já salientado por João Batista, o precursor: “convém que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 22-30).

Nesse sentimento de gratidão, a poesia de Miria T. Kolling explicita o que no coração jubilar de nosso homenageado se encontra latente: “toma minhas mãos por entre as Tuas, me sustenta pela estrada que devo ainda. Quero que essa obra Tu concluas, e amor que começou seja meu céu morada!” Louvores sejam dados a Deus por tudo o que Ele fez e faz em nós. Pela amizade que plantou em nossos corações e pela oportunidade de juntos celebrarmos o dom da vida e do ministério de nosso pastor. Obrigado, Dom Washington Cruz, por seu sim generoso ao Senhor da Messe. Que a data que hoje celebramos se estenda por tempos incontáveis. E que os frutos, abundantemente colhidos ao longo de seu ministério sacerdotal, transformem-se outra vez em sementes, para que, lançados em novos corações, permaneçam e dêem frutos.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seminário Maior São João Maria Vianney comemora o dia de seu Padroeiro com Missa e Jantar

Dia 04 de agosto é o dia de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes e também do Seminário Maior da nossa Arquidiocese. Para esta data está sendo organizado uma comemoração com Missa presidida por Dom Washington Cruz, às 19h, no Centro Pastoral Dom Fernando, e após a missa será servido um jantar de confraternização. Os ingressos para o jantar estão disponíveis na coordenação pastoral, com Lisilvia. Mais informações: 3223-0758

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

Retorno

A Secretária do Vicariato, Roberta Estefânia, voltou ao trabalho depois de 15 dias de férias.
Só lembrando que a Secretaria do Vicariato tem expediente de segunda à sexta, das 08 às 12h e das 13 às 17h.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CNBB saúda Bento XVI pelos 60 anos de ordenação sacerdotal .

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, enviou mensagem de saudação ao papa Bento XVI pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal comemorados nesta quarta-feira, 29, festa dos apóstolos Pedro e Paulo.
Veja a íntegra da carta


Aparecida, 29 de junho de 2011

Beatíssimo padre,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB se une a toda a Igreja, em ação de graças, pela celebração do 60º aniversário de ordenação sacerdotal de Vossa Santidade.

A CNBB louva e bendiz ao Senhor da messe pelo dom de sua vocação sacerdotal e pela sua generosa e incondicional resposta a este chamado, que culminou, pelo desígnio da Providência, com a eleição de Vossa Santidade para Supremo Pastor da Igreja.

Ao assegurar nossas preces, pedindo ao Espírito Santo que o ilumine e Nossa Senhora Aparecida o proteja no serviço à Igreja que o Senhor confiou a Vossa Santidade, peço respeitosamente a bênção apostólica para a Igreja no Brasil.
Com afeto filial,
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB
 
 FONTE: CNBB

Papa Bento XVI celebra 60 anos de ordenação sacerdotal

No dia 29 de junho, Bento XVI comemora 60 anos de ordenação sacerdotal. Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, em nome de toda arquidiocese parabeniza o sucessor de Pedro com uma carta de congratulações.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comitivas de carros de boi já chegam a Trindade

A Romaria do Divino Pai Eterno já passa a viver um dos momentos mais simbólicos e expressivos da tradição. Trata-se da chegada das comitivas de carros de boi a Trindade, que vêm de todo o Centro-Oeste brasileiro, em especial de Goiás. Até quarta-feira, dia 29, mais de 500 carros de boi devem chegar a Trindade; desses, cerca de 300 participarão do desfile dos carreiros, no Carreiródromo, no dia 30 de junho, quinta-feira, a partir das 9 horas.

Os carreiros vão chegando com suas famílias de lugares distantes como Mossâmedes, Damolândia, Silvânia, São Luiz dos Montes Belos, Inhumas, Anicuns, Cromínia, Morrinhos, Orizona, Mairipotaba, Turvânia, entre outros.
Conforme adiantou João Coragem, presidente da Associação e da Federação Goiana dos Carreiros, algumas comitivas já estão na Capital da Fé, mas a maioria está nas estradas a caminho de Trindade.
Estão entre as maiores comitivas as que vêm das cidades de Damolândia, com 58 carros de boi, e de Anicuns, que estarão em Trindade na quarta-feira com 70 carros. João Coragem ressalta que os carreiros e familiares chegam cansados, mas agradecidos e, principalmente, cheios de fé.
“Essas pessoas deixam os afazeres de lado e se põem na estrada pela fé e pelo agradecimento às bênçãos recebidas do Divino Pai Eterno,” afirma o presidente da Federação.

História da Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO completa 171 anos. A história narra que, por volta de 1840, um casal chamado Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhavam na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou juntamente com a sucessão de milagres. Começou-se então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.


Confira a Programação Oficial:
Programação Diária:
5h – Alvorada festiva na matriz e no Santuário Basílica
5h30 – Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Na Matriz
Missas: 7h30 – 11h – 16h – 18h30
Novenas: 9h – 14h

No Santuário Basílica
Missas: 6h – 7h – 12h – 17h30 – 19h
Novenas: 8h30 – 15h
Missa e Novena Solene: 20h

Confissões
Todos os dias no Santuário Basílica e Matriz das 6h às 21h

Batizados
Todos os dias na Matriz às 10h

Programação Especial:

Dia 28 de junho – terça-feira
6h – Saída da Romaria dos Militares – trevo de Goiânia
10h – Missa dos Militares no Santuário Basílica

Dia 30 de junho – quinta-feira
9h – Romaria dos Carros de Boi com bênção até as 15h
17h – Encontro de jovens – Salão Paroquial

Dia 1º de julho – sexta-feira
17h30 – Missa dos Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica

Dia 2 de julho – sábado
8h30 – Missa e Bênção da Pedra Fundamental do Novo Santuário
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial
17h – Missa dos Carreiros – Praça da Basílica

Missas na madrugada:
25 e 26 de junho e de 01 a 03 de julho
Santuário Basílica: 0h – 2h – 4h

Dia da Festa – 3 de julho – Domingo
5h – Alvorada festiva com fogos e sinos
5h30 – Procissão da Penitência
6h – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa
16h30 – Procissão Luminosa de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica

Missas deste dia
Matriz: 6h30 – 11h – 12h – 14h
Santuário Basílica: 10h30 – 12h – 13h30 – 15h

Dia 4 de julho – segunda-feira
05h – Toque de despertar

Missas
Santuário Basílica: 5h30 – 7h – 10h – 19h30
Matriz: 6h30 – 9h – 19h

Romaria Show 2011

Dia 30 de junho – quinta-feira

22h – Show na Praça do Santuário Basílica com Rodolfo e Rodrigo, Sérgio Reis e Renato Teixeira;

Dia 1º de julho – sexta-feira
22h: Show na Praça do Santuário Basílica com Pe. Fábio de Melo

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi – Significado da Festa

O nome Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Início
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Papa constata dificuldades causadas por modelos hedonistas

A riqueza do homem é a fé, e não apenas suas capacidades pessoais ou sociais, afirmou Bento XVI neste domingo durante a missa que celebrou com cerca de 20.000 pessoas no estádio olímpico de Serravalle.

O Papa advertiu que substituir a fé e os valores cristãos por falsas riquezas conduz ao fracasso na busca do bem. Conduz ainda a experiências como as numerosas crises familiares, agravadas pela fragilidade espiritual dos cônjuges e as dificuldades na formação dos jovens.

A celebração eucarística foi o primeiro ato oficial da visita pastoral que o Papa realiza neste domingo à diocese de San Marino-Montefeltro, após chegar ao heliporto de Torraccia, procedente do Vaticano, perto das 9h da manhã.

Depois de agradecer pela cordialidade e afeto com que foi recebido, o Papa disse aos cidadãos que a riqueza deles “foi e é a fé”. Ele assinalou que “o melhor modo de apreciar uma herança é cultivá-la e enriquecê-la”.

“Vocês estão chamados a desenvolver este precioso depósito em um dos momentos mais decisivos da história”, disse.

“Hoje, esta missão tem de enfrentar profundas e rápidas transformações culturais, sociais e políticas, que têm determinado novas orientações e modificado a mentalidade, os costumes e a sensibilidade”, afirmou.

“Tampouco aqui, de fato, como em outros lugares, faltam dificuldades e obstáculos, devido sobretudo a modelos hedonistas que ofuscam a mente e ameaçam anular toda a moralidade.”

O Papa disse que “se insinua a tentação de considerar que a riqueza do homem não é a fé, mas seu poder pessoal e social, sua inteligência, sua cultura e sua capacidade de manipulação científica, tecnológica e social da realidade”.

“Começou-se a substituir a fé e os valores cristãos por supostas riquezas, que se revelam, ao final, inconsistentes e incapazes de sustentar a grande promessa do verdadeiro, do bem, do belo e justo, que durante séculos vossos ancestrais identificaram com a experiência da fé”, prosseguiu.

Como resultado, Bento XVI se referiu à “crise de não poucas famílias, agravada pela difusa fragilidade psicológica e espiritual dos cônjuges” e o “cansaço experimentado por muitos educadores em obter continuidade formativa nos jovens, condicionados por múltiplas precariedades, a primeira a da função social e da possibilidade de trabalho”.

Ante esta realidade, o Papa convidou os fiéis a se mostrarem como “cristãos presentes, decididos e coerentes”.

Aos leigos, o Papa recomendou que se empenhem “ativamente na comunidade, de modo que, junto a suas peculiares obrigações cívicas, políticas, sociais e culturais, possam encontrar tempo e disponibilidade para a vida pastoral”.

 Fonte: ZENIT

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arquidiocese celebra solenidade de Corpus Christi

A Praça Cívica foi escolhida, mais uma vez, como local da celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi. No dia 23 de junho, quinta-feira, a partir das 16 horas, concentração e animação com a banda Harmonia Sertaneja. E às 17 horas missa, seguida de procissão.

Tapetes
Após a Celebração Eucarística, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas próximas: Avenida Araguaia, Rua 2 e Avenida Tocantins. No percurso, os trechos das ruas estarão ornamentados com os tradicionais tapetes de serragem e outros materiais, que devem ser confeccionados na manhã do dia 23 por representantes de diversas paróquias do Vicariato Centro.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

quinta-feira, 2 de junho de 2011

POM e CCM são parceiros em curso de Formação Missionária para Párocos e Vigários


As Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM), vai realizar de 6 a 10, na Sede Nacional das POM, em Brasília, a 1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários.
A formação atende às exigências da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana, realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007, que, por meio do seu documento final, o Documento de Aparecida (DAp), sugere um despertar missionário em toda a Igreja da América Latina e Caribe, inclusive por meio das paróquias, aos quais o DAp chama de “células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e da comunhão eclesial”. “A 5ª Conferência Geral é a oportunidade para que todas as nossas paróquias se tornem missionárias.” Ainda, segundo o Documento, é necessária “uma valente ação renovadora das paróquias, a fim de que sejam de verdade espaços da iniciação cristã, da educação e celebração da fé”, destaca o DAp sobre a ação missionária.
Para responder a essas exigências, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti; e o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, comentam que a Semana será “a oportunidade oferecida pelas duas instituições para os párocos e vigários fazerem uma reflexão aprofundada com intercâmbio de experiências sobre paróquias missionárias”.
Serão temas de discussão durante a Semana de Formação para Párocos e Vigários, os temas Kairós da Missão nos Documentos do Magistério com Enfoque Pastoral – Documentos do Concílio Vaticano II até Aparecida, assessorados por padre Estêvão Raschietti; A caminhada Missionária da Igreja no Brasil desde a Fundação da CNBB, pelo fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; e Organograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões, pela equipe de padres das POM.

 FONTE: CNBB

Audiência Geral do Sínodo 2011

Os integrantes da rede que anima o Sínodo nas paróquias – Rede de Animadores Paroquiais (RAP) – e os Conselhos dos Vicariatos são convidados a participarem da Audiência Geral do Sínodo 2011. A reunião acontecerá no dia 11 de junho, no Centro Pastoral Dom Fernando, das 8 às 12 horas e será assessorada pela Coordenação e Secretaria Executiva Preparatória rumo ao Sínodo 2012. Mais informações pelo telefone (62) 3223-0758.


 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Celam divulga "Mensagem às Igrejas da América Latina e do Caribe"

Terminou nesta sexta-feira, 20, a 33ª Assembleia do Conselho Episcopal Latino-americano. Os bispos aprovaram e divulgaram, no final da reunião, uma “Mensagem às Igrejas da América Latina e do Caribe”.
“Como Igreja portadora da Vida do Reino de Deus nos sentimos chamados a levar adiante uma nova evangelização que levante os caídos, inclua os excluídos de nossa sociedade, cure os feridos, responda aos que perguntam onde está Deus em meio às calamidades, devolvendo a esperança dessa vida plena que brota do Crucificado Ressuscitado”, diz um dos trechos da Mensagem.

Durante a Assembleia, foi eleita a nova diretoria do Celam. O novo presidente, , sucederá ao arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. O ex-secretário da CNBB e arcebispo eleito de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa, foi escolhido segundo vice-presidente do Celam.

 FONTE: CNBB

Papa nomeia o nono sucessor de Dom Bosco como Consultor para a Promoção da Nova Evangelização


 

Referência Bibliográfica:
Agência Info Salesiana. Por uma nova evangelização: Papa nomeia o nono sucessor de Dom Bosco como Consultor para a Promoção da Nova Evangelização. Roma: ANS-Roma, 19 maio 2011.

 FONTE: Inspetoria São João Bosco

O Santo Padre nomeou, no dia 19 de maio, os novos Consultores do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Entre os recém-eleitos também o P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor dos Salesianos.

Junto com o P. Chávez, que desempenha o encargo de Presidente da União dos Superiores Gerais (USG), estão os nomes de: Dom Fernando Ocáriz (Espanha), Vigário Geral da Prelazia pessoal do Opus Dei; P. Julián Carrón (Espanha), Presidente da Confraria de Comunhão e Libertação, Conselheiro eclesiástico da Associação eclesial ‘Memores Domini’; P. François-Xavier Dumortier SJ (França), Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; P. Pierangelo Sequeri (Itália), Vice-Diretor Acadêmico e Catedrático de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, Docente de Estética do Sacro, na Academia de Belas Artes, de Brera, Milão; Ir. Sara Butler (EUA), da Ordem das Missionárias Servas da SS. Trindade, Docente de Teologia Dogmática na Universidade St. Mary of the Lake, Seminário de Mundelein; Ir. Mary Lou Wirtz FCJM (EUA), Superiora Geral dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, Presidente da União Internacional das Superioras Gerais. O elenco se completa com os nomes dos leigos Dra. Clara Amirante (Itália), Fundadora e Responsável pela Associação "Nuovi Orizzonti"; Sr. Kiko Argüello (Espanha), Responsável pela Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal; Profra. Lucetta Scaraffia (Itália), Docente de História Contemporânea na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade ‘La Sapienza’, em Roma.

O Pontifício Conselho, anunciado em 28 de junho de 2010 por Bento XVI, tem a principal tarefa de promover uma renovada evangelização nos países onde já ressoou o primeiro anúncio da fé e estão presentes Igrejas de antiga fundação, mas que estão a passar por uma progressiva secularização da sociedade e a viver uma espécie de «eclipse do sentido de Deus», que constituem um desafio a encontrar meios adequados para voltar a propor a verdade perene do Evangelho de Cristo.

No sucessivo 30 de junho o Arcebispo Dom Salvatore Fisichella foi nomeado Presidente do novo Conselho Pontifício. Em 12 de outubro de 2010 foi publicada a Carta apostólica em forma de Motu Próprio “Ubicumque et Semper” com que o Romano Pontífice institui o Dicastério e lhe torna conhecida a composição.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nota de falecimento : Monsenhor Victor Arantes Vieira

Faleceu esta manhã, às 7h, em São Paulo – SP, o  Monsenhor Victor Arantes Vieira. Seu corpo será velado em Boa Esperança – MG, na Basílica Nossa Senhora das Dores, onde ele foi pároco por cerca de 40 anos, e onde ultimamente residia. O sepultamento ocorrerá, amanhã, em Três Corações – MG, sua terra natal, às 14h, com celebração das exéquias na Matriz da Sagrada Família.

Nascido em 30 de outubro de 1928, Mons. Vitor contava 82 anos de idade e 57 anos de sacerdócio, uma vez que recebera a ordenação sacerdotal aos 06 de dezembro de 1953, na Matriz da Sagrada Família, em Três Corações – MG. Era filho de José Peixoto Arantes e Leontina Arantes Vieira.

Monsenhor Vitor entrou para o seminário aos 12 anos. Estudou filosofia e teologia no Seminário Maior de Mariana – MG. Foi ordenado diáconos em 21 de novembro de 1953.

Trabalhou na arquidiocese de Goiânia – GO, especialmente nas cidades de Itaberaí – GO e Itauçú – GO. Voltou para a Diocese da Campanha – MG para cuidar da mãe, já adoentada e de idade avançada. Tinha apenas uma irmã e outros três irmãos, todos sacerdotes.

  Fonte: Diocese de Campanha – MG

Arquidiocese celebra Nossa Senhora Auxiliadora


Até o dia 24 de maio, o calendário da Arquidiocese de Goiânia estará recheado de celebrações, novenas, reverências e homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora. O ponto alto ocorre dia 24 de maio (terça-feira), às 9 horas, na Catedral Metropolitana, quando o arcebispo Dom Washington Cruz celebrará missa solene em louvor à padroeira da capital, na Catedral Metropolitana.
Na Arquidiocese há quatro paróquias consagradas a Nossa Senhora Auxiliadora: duas em Goiânia, – a tem a Catedral como matriz, e a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, no Setor Sudoeste – em Senador Canedo e em Leopoldo de Bulhões. Em todas, já se iniciaram desde ontem (domingo) as tradicionais novenas, que seguem até dia 23. No dia 24, todas celebram a festa.

Na Catedral haverá missa todos os dias, às 6h40, ao meio-dia e às 19 horas. Após esta última missa, será realizada a novena. Às 15 horas, a comunidade reza o terço, com bênção do Santíssimo e oferta de rosas a Nossa Senhora. No encerramento da novena, haverá missa na Catedral, às 19 horas, e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, preparada pela Infância Missionária e pela catequese. O gesto concreto da festa deste ano é a arrecadação de cobertores para pessoas carentes. Em 21 e 22 de maio haverá festa social após a missa.

Mais celebrações
Na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, realiza novena em louvor a padroeira entre os dias 15 e 24 de maio, às 19h30. E de 16 a 24 de maio, após a novena, festa social, com quermesse. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila Nova, comandada pelos padres salesianos – cuja congregação tem Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira – realiza tríduo de oração, entre os dias 18 e 20 de maio, às 19h15. No dia 24, haverá missa às 18 horas, com procissão, seguida de festa social com apresentação musical.

Senador Canedo festeja a padroeira da cidade rezando juntamente com a comunidade, todos os dias, o terço mariano, às 19 horas, com missa e novena às 19h30. Em Silvânia, a comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim também comemora Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação salesiana, à qual pertencem os padres que administram a paróquia. No dia 24 haverá missa às 7h30 e coroação no Instituto Auxiliadora; às 8 horas, celebração eucarística no Ginásio Anchieta e às 19h missa na Matriz do Rosário. 

História
Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade e, posteriormente da Arquidiocese, pelo fato de ser a primeira Igreja de Goiânia. A Catedral Metropolitana foi dedicada a Maria, sob esse título, em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, salesiano, que apoiou a ideia de ter a "Virgem de Dom Bosco" como padroeira da Igreja particular da nova capital. Ao ser criada a Arquidiocese de Goiânia, em 1956, Nossa Senhora Auxiliadora foi designada como padroeira principal. 

 
 FONTE: Arquidiocese de Goiânis

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Papa escolhe o tema da Jornada Mundial da Paz de 2012

O papa Bento XVI anunciou hoje, 19, o tema para a celebração da próxima Jornada Mundial da Paz, a ser realizada em primeiro de janeiro de 2012. A Jornada, que estará na sua edição de número 45, será guiada pela temática “Educar os Jovens à Justiça e à Paz”.

Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano. Promover essa ideia é um dos objetivos do evento, levando em consideração que é um dever das atuais gerações dar condições às futuras para que construam um “mundo novo”, baseado nesses valores.

Segundo comunicado da Santa Sé para essa Jornada, os responsáveis públicos são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional. E que assim seja possível construir a civilidade do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres.

O tema escolhido por Bento XVI insere-se no contexto da “pedagogia da paz”, delineada por João Paulo II: em 1985, com “a paz e os jovens caminham juntos”; em 1979, com “para chegar à paz, educar à paz”; e, em 2004, “um empenho sempre atual: educar para a paz”.

 FONTE: CNBB

Agora apenas on-line, sai nova edição do jornal Brasil Central

A partir de maio, o jornal Brasil Central terá apenas versão on-line, à exceção do Caderno i – suplemento de Igreja –, que continuará sendo impresso, com tiragem de 20 mil exemplares. Veja os principais destaques da edição deste mês:
  • Reforma política – Emperrada há tempos no Congresso, uma das mudanças mais necessárias e aguardadas pela sociedade brasileira pode enfim dar passos reais. Saiba quais são os principais pontos da reforma que merecem atenção da opinião pública.
  • Estresse no trânsito – Cresce a violência no trânsito, o que traumatiza e adoece pessoas. Dados de pesquisa mostram que a insensatez nas ruas e rodovias aumentou o número de acidentes com morte em 750% – no caso das motos –, no período de 10 anos.
  • Casamento com tranquilidade – Como preparar um dos eventos-chave da história pessoal? A reportagem traz ótimas dicas para celebrar o casamento com a solenidade que o momento merece, mas sem maiores gastos e estresse.
  • Apartamento em obras – Uma hora será preciso reformar o apartamento. Só que, ao contrário de uma casa, nesse caso as regras são bem mais rigorosas. Além das normas a seguir, é preciso ter respeito e educação, além de uma política de boa vizinhança.
  • Boliche em alta – Goiânia recebe novas casas para a prática de boliche. A fórmula, agora, é unir esse tipo de lazer a outras atrações no mesmo espaço, tais como serviço de barzinho e café.
  • Caderno iSínodo no ano da Caridade – Depois da Palavra e da Liturgia, comissões das paróquias discutem este ano a Caridade, na preparação para o Sínodo Arquidiocesano. Carta pastoral de Dom Washington servirá de base para discussões nas paróquias.
 FONTE: Arquidiocese de Goiânia

terça-feira, 17 de maio de 2011

Programação da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira de Goiânia

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, convida todos os fiéis para participarem da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. A missa ocorre no dia 24 de maio, às 9 horas da manhã, na Catedral Metropolitana.
  
Mais celebrações
A Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, realiza novena em louvor a padroeira entre os dias 15 e 24 de maio, às 19h30. E de 16 a 24 de maio, após a novena, festa social, com quermesse.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Vila Nova, comandada pelos padres salesianos, realiza tríduo de oração, entre os dias 18 e 20 de maio, às 19h15. E no dia 24 missa às 18 horas, com procissão; logo após a celebração festa social com apresentação musical.

Senador Canedo festeja a padroeira da cidade rezando juntamente com a comunidade o terço mariano, todos os dias, às 19 horas; missa e novena às 19h30.

Em Silvânia, a comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, também comemora Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação salesiana, à qual pertencem os padres que administram a paróquia. No dia 24 haverá missa às 7h30 e coroação no Instituto Auxiliadora; às 8h celebração eucarística no Ginásio Anchieta e às 19h missa na Matriz do Rosário. Acompanhe a novena todos os dias, às 18 horas, pela Rádio Rio Vermelho.

História
Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira da cidade e, posteriormente da Arquidiocese, pelo fato de ser a primeira Igreja de Goiânia. A Catedral Metropolitana foi dedicada a Maria, sob esse título, em 24 de dezembro de 1937, pelo então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, salesiano, que apoiou a ideia de ter a "Virgem de Dom Bosco" como padroeira da Igreja particular da nova capital. Ao ser criada a Arquidiocese de Goiânia, em 1956, Nossa Senhora Auxiliadora foi designada como padroeira principal.

 FONTE: Arquidiocese de Goiânia


A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral) realiza missa todos os dias, às 6h40, 12h e 19h. Após a missa das 19h é realizada a novena. Às 15h a comunidade reza o terço, com benção do Santíssimo e oferta de rosas a Nossa Senhora. No encerramento da novena, haverá missa na Catedral às 19h e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, preparada pela Infância Missionária e pela catequese. O gesto concreto da festa deste ano é a arrecadação de cobertores para os (as) irmãos (ãs) carentes. Nos dias 21 e 22 de maio haverá festa social após a missa.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nova Presidência da CNBB toma posse no final da Assembleia


Dom José Belisário, Vice-Presidente eleito;
Cardeal Raymundo Damasceno, Presidente eleito;
Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário eleito.

A CNBB elegeu, entre ontem e hoje, sua nova Presidência para dirigir a entidade no próximo quadriênio (2011-2015). Esta será a 15ª Presidência da CNBB que, no próximo ano, comemorará 60 anos.
O novo presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos. Atual arcebispo de Aparecida, que acolhe pela terceira vez a Assembleia da CNBB, dom Damasceno acumula a experiência de dois mandatos como secretário geral. Até julho, ele é também o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

O vice-presidente, dom José Belisário da Silva, também se elegeu no segundo escrutínio com 215 votos. Dom Belisário é arcebispo de São Luís, no Maranhão, e presidiu, nesta Assembleia dos Bispos, a Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas pouco antes de iniciar o processo das eleições.

O secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo da prelazia de São Felix (MT) foi o único, até agora, a ser eleito no primeiro escrutínio. Ele teve 202 votos. Integrou, no ano passado, a Comissão das Diretrizes para a formação presbiteral e, neste ano, foi membro das Comissões das Diretrizes para a Evangelização.
A missa da sexta-feira, 13, última da Assembleia, será presidida pelo novo presidente da CNBB, ladeado pelo vice-presidente e pelo secretário, além dos novos presidentes das 12 Comissões Pastorais da CNBB, também eleitos na Assembleia.

A posse da nova Presidência ocorre na sexta-feira, 13, pela manhã, na sessão de encerramento da 49ª Assembleia da CNBB, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no pátio do Santuário Nacional de Aparecida. Após a posse, a Presidência dará sua primeira coletiva de imprensa.

 FONTE: CNBB

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno é o novo presidente da CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB. Com 196 votos, dom Damasceno foi eleito no segundo escrutínio. O cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer ficou em segundo lugar, com 75 votos.
No primeiro escrutínio, dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio. Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003).
Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (14); o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), dom Friederich Heimler, com um voto cada.
No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (4) e o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp (1).Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam).

Currículo de Dom Raymundo Damasceno Assis

Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis é arcebispo de Aparecida (SP). Nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Teve sua ordenação presbiteral em 1968, em Conselheiro Lafaiete (MG) e ordenação episcopal em 1986, em Brasília (DF).
Dom Raymundo estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Dom Raymundo Damasceno foi, antes do episcopado, professor no Seminário Maior e na Universidade de Brasília (UnB) de 1976 a 1986.
Foi bispo auxiliar de Brasília, vigário geral e vigário episcopal na arquidiocese de Brasília, professor do departamento de Filosofia da UnB, Secretário Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), secretário geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Santo Domingo, Secretário Geral da CNBB por dois mandatos, Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado, Delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, membro do Pontifício Conselho para as Comunicações, membro do Departamento de Comunicação do CELAM, membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB, Delegado do CELAM, Presidente do CELAM, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África (2009).
Seu lema episcopal é: “In Gaudium domini” (Na Alegria do Senhor).

 FONTE: CNBB

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Secretário geral da CNBB é nomeado arcebispo de Campo Grande

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 4, a nomeação do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a dom Vitório Pavanello, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito papa por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º.
Em saudação enviada ao povo de Campo Grande, dom Dimas se apresenta como um “irmão entre irmãos”.


“Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja”, disse.


MENSAGEM À IGREJA DE DEUS QUE ESTÁ EM CAMPO GRANDE – MS
 
Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Foi com simplicidade e desejo de servir que recebi a notícia de que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, havia me confiado o pastoreio da Arquidiocese de Campo Grande. Tenho consciência da gravidade da missão que a Igreja agora me apresenta. Também sei que terei muito que aprender com cada um de vocês. Não conheço a realidade da Arquidiocese, embora tenha tido a oportunidade de participar de alguns eventos nesta Igreja Particular, desde os tempos em que era Assessor da CNBB. No entanto, sei que o Espírito de Deus não me faltará com sua divina graça.

Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja. Que possamos crescer como comunidade fraterna dos discípulos e discípulas missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. E que possamos, assim, construirmos juntos a tão sonhada civilização do amor, de que falava o saudoso Paulo VI.

Conto, de maneira muito especial, com os caríssimos irmãos presbíteros: quero ajudar a fazer do nosso Presbitério uma verdadeira família, onde se viva em plenitude a fraternidade sacerdotal. Conto com os caros diáconos, a serviço da Caridade na Igreja de Deus. Conto com os Religiosos e Religiosas, membros dos Institutos Seculares e Sociedades de Vida Apostólica, e das novas formas de vida consagrada: sei que vocês são um sinal eloqüente da riqueza de dons com que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho cumula a Sua Igreja.

Conto com todos os agentes de pastoral, as lideranças de nossas comunidades, pastorais, movimentos e espiritualidades e todos aqueles e aquelas que estiverem dispostos a dar as mãos, na construção do Reino de Deus.

Conto, enfim, com todas as pessoas de boa vontade, sejam elas católicas ou não, mas que estejam dispostas a viver os valores do amor, da fraternidade, do perdão e da paz. Quero, com a ajuda de todos, colaborar na construção de uma sociedade mais justa e solidária, na firme esperança de que venha o Reino definitivo, quando Deus será tudo em todos.

Fraternalmente,

Aparecida-SP, 04 de maio de 2011, no início da 49a Assembléia Geral da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo eleito de Campo Grande - MS

Histórico
O novo arcebispo de Campo Grande é mineiro de Boa Esperança. Nascido em 1º de abril de 1956, foi ordenado padre no dia 3 de dezembro de 1988. Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de setembro de 2003. Quatro anos depois, em maio de 2007, foi eleito secretário geral da CNBB.

Antes de entrar para o seminário, dom Dimas fez Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Estudou filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Na Universidade Gregoriana de Roma, fez doutorado em Teologia Sistemática.



FONTE: Arquidiocese de Goiânia